fbpx
(11) 4858-3900 (11) 4858-3900
WeDo
WeDo

Remuneração dos sócios e as formas existentes

A remuneração dos sócios é o valor que a companhia estipula pagar mensalmente de salário, correspondente ao orçamento da companhia.

 

Assim que um empreendimento é aberto, vários fatores entram na lista como: custo com materiais, despesas, despesas com funcionários e a remuneração dos sócios.

 

Existem duas maneiras de remunerar um sócio da empresa, continue lendo até o fim para saber quais.

 

Quais são as formas existentes de remuneração dos sócios? 

Existem duas formas de remunerar os sócios da empresa que é o pró-labore e a distribuição de lucros. 

 

Basicamente, o pró-labore é um salário estipulado pela corporação conforme o orçamento que a mesma possui e a distribuição de lucros varia com o resultado que  o negócio teve.

 

 

O que é Pró-labore e como funciona? 

O Pró-labore é uma forma que a empresa remunera através de um salário definido como fixo, o valor pago é de acordo com atividade exercida e o mercado atual. 

 

Ou seja, o sócio é obrigado a exercer alguma função no ambiente corporativo para poder receber o seu salário.

 

A partir do momento que uma empresa decide pagar o sócio através do pró-labore, o mesmo deve ser registrado como se fosse um funcionário. 

 

Benefícios como 13º salário ou férias podem ser concedidos se for em comum acordo, mas não são obrigatórios, como no caso de quem é CLT, por exemplo. 

 

 

O que é a distribuição de lucros

Outra forma de remuneração dos sócios é a distribuição de lucros, que funciona basicamente conforme o valor que o sócio investiu no negócio. 

 

Neste caso, para o sócio ter lucro ou prejuízo, depende do resultado que a empresa teve no período, ou seja, se a mesma fechou com lucro o capital já pode ser retirado, se não teve, não há valores para serem retirados. 

 

Quando são pagos os dividendos?

Essa é uma questão que também pode envolver contrato social ou não, estipulando o prazo para receber os dividendos.

 

Contudo, é mais comum determinar um período aproximado como mensal, 

trimestral ou anual. 

 

Evite sofrer as consequências com sonegação

Entende-se por sonegação fiscal todo e qualquer valor ocultado ou divergente do que está estipulado em contrato social e imposto de renda. É muito comum algumas companhias caírem na tão temida malha fina. 

 

Para evitar esse tipo de erro e consequentemente ser multado pela receita, é importante elaborar qual será o pró-labore conforme a condição que a empresa tem. 

 

Nem valor a mais do que o sócio ganharia exercendo a função, nem muito abaixo do normal para não caracterizar a sonegação de impostos. 

 

É por esse motivo que o valor deve ser definido assim que o negócio abre.

 

Faça corretamente a remuneração dos sócios

Saber muito bem como estipular a forma como os sócios serão remunerados não é apenas definir o valor e sim lembrar que tudo isso precisará ser contabilizado como despesa operacional com impacto direto no caixa da empresa. 

A WeDo é especialista em soluções contábeis, proporcionando um atendimento personalizado com ferramentas inovadoras para alavancar o sucesso do seu negócio.