fbpx
(11) 4858-3900 (11) 4858-3900
WeDo
WeDo

Como obter a restituição do Imposto de Renda?

Como obter restituição no imposto de renda? Você tem aproveitado todas as possibilidades previstas na legislação para obter a maior restituição possível na sua declaração?

A legislação que trata do imposto de renda para pessoas físicas aponta uma série de possibilidades que permitem que o contribuinte consiga um abatimento e até mesmo o recebimento da restituição do imposto de renda.

A saber, tem muita gente por aí, pagando mais imposto do que realmente deveria, simplesmente por não aproveitar as deduções legais do imposto de renda como deveria.

Precisa declarar o seu imposto e deseja saber como obter a restituição do imposto de renda? Conte com a WeDo Contabilidade e confira as dicas que separamos para você neste conteúdo.

 

Desconto simplificado ou deduções legais?

A primeira coisa que o contribuinte precisa se perguntar ao declarar o imposto de renda, diz respeito ao método escolhido para entrega da declaração. 

O que é melhor: declarar o imposto de renda simplificado ou por deduções legais?

Para responder a essa pergunta e realizar a melhor escolha é importante entender quais as diferenças entre cada modalidade de declaração.

Deduções legais: O método de deduções legais permite que o contribuinte utilize suas despesas com educação e saúde para realizar abater, ou seja, reduzir a base de cálculo do imposto de renda.

Na prática, essa é a melhor opção para quem possui muitas despesas dedutíveis durante o ano.

Desconto simplificado: Por sua vez, o método do desconto simplificado, não permite a dedução de despesas com saúde e educação, no entanto, garante um desconto fixo de 20%  sobre a base de cálculo do imposto de renda.

Na prática, o desconto simplificado é a melhor opção para quem não possui volume significativo de despesas dedutíveis durante o ano.

Ao escolher o melhor método para cálculo do imposto de renda, o contribuinte pode reduzir o valor a pagar ou até obter a restituição do imposto de renda.

 

Dependentes

Outra alternativa para quem deseja obter a restituição do imposto de renda, consiste na inclusão de dependentes na declaração. Cada dependente gera uma redução de R$ 2.275,08 na base de cálculo do imposto de renda a pagar.

Veja quem pode ser dependente no imposto de renda:

 

  • Cônjuge; 
  • Companheiro ou companheira com quem o contribuinte tenha filho em comum ou conviva há mais de cinco anos; 
  • Filhos ou enteados até 21 anos de idade e até 24, caso esteja cursando escola técnica ou universidade; 
  • Filhos ou enteados  em qualquer idade, desde que incapacitado para o trabalho;
  • Irmãos, netos ou bisnetos de quem o contribuinte detenha a guarda judicial;
  • Menor pobre até 21 anos que o contribuinte crie e eduque mediante guarda judicial;
  • Pais, avós e bisavós.

Pensão alimentícia

Muita gente não sabe, mas a pensão alimentícia paga em virtude de decisão judicial também pode ser utilizada para reduzir a base de cálculo e obter a restituição do imposto de renda.

É possível deduzir até 100% da pensão alimentícia paga no ano base da declaração.

 

Plano de Previdência Privada

Para aqueles que possuem planos de previdência privada a legislação permite o abatimento de até 12% dos rendimentos tributáveis. 

Esse abatimento é mais uma alternativa que o contribuinte possui para obter a restituição do imposto de renda.

Deseja preencher a sua declaração e saber mais sobre como obter a restituição do imposto de renda? Entre em contato com a Wedo Contabilidade.