fbpx
(11) 4858-3900 (11) 4858-3900
WeDo
WeDo

5 dicas valiosas que toda pessoa precisa saber antes de abrir um negócio

Vai abrir um negócio? Confira 5 dicas que todo empreendedor precisa saber antes de abrir a sua empresa e evite erros que podem custar caro no futuro.

Empreender e montar a própria empresa é o sonho de muitos brasileiros que estão em busca de independência financeira e melhor qualidade de vida.

Por outro lado, dados do IBGE apontam que 6 em cada 10 novas empresas encerram as suas atividades em até 5 anos.

Para evitar imprevistos e transtornos que resultem em prejuízo e até mesmo no encerramento das atividades no futuro, vale a pena a atenção com alguns fatores importantes, dentre eles os que vamos destacar logo na sequência:

1.Não abra uma empresa sem plano de negócio

Abrir uma empresa sem um plano de negócios é o mesmo que iniciar uma construção sem a planta da edificação.

Na prática, queremos dizer que as chances de algum imprevisto acontecer e gerar prejuízos, dentre outras consequências indesejadas é muito grande.

Portanto, não abra mão de elaborar um bom plano de negócio antes de abrir a sua empresa.

2.Saiba escolher o regime tributário adequado

A escolha do regime tributário é outra dica valiosa para quem pretende abrir um negócio, afinal, basta uma escolha equivocada para arcar com mais tributos que o necessário.

Ao planejar a abertura de uma empresa, converse com um contador e peça orientações quanto ao regime tributário ideal para a sua empresa.

Muitos empreendedores abrem seus negócios sem a orientação adequada, escolhendo na maioria dos casos pelo Simples Nacional, um regime excelente, mas que não é a melhor opção para todos os casos e atividades.

3.Tenha uma reserva de capital

Não utilize todos os seus recursos para montar a empresa, afinal, uma reserva para eventuais emergências é sempre muito bem vinda.

Na maioria dos casos, os empreendedores que empregam cada centavo que possuem logo na fase inicial do negócio, acabam precisando recorrer a empréstimos e financiamentos logo na sequência para cobrir imprevistos.

Como resultado, temos uma empresa que ao nascer já possui dívidas, o que nem de longe é um bom negócio.

4.Analise o mercado e os seus concorrentes

Você já viu um time de futebol entrar em campo sem analisar com antecedência o seu adversário? As chances de derrota seriam muito maiores.

O exemplo é apenas ilustrativo, mas chama a atenção para algo muito importante, a análise de mercado e de concorrentes.

Evite cometer o erro de abrir um negócio sem antes analisar seus concorrentes, as necessidades dos clientes e as oportunidades do mercado.

Aqueles que não analisam o mercado antes de montar o seu próprio negócio acabam enfrentando os temidos “imprevistos” do caminho.

5.Defina metas e acompanhe indicadores

Por fim, defina metas e acompanhe indicadores de desempenho de perto.

Toda empresa precisa ter um alvo e uma direção a seguir, cabe ao empreendedor apontar o caminho e as diretrizes para que a organização alcance esse alvo.

Sem metas e indicadores, é praticamente impossível mensurar os resultados do negócio e o que pode ser melhorado.

Estamos chegando ao final deste conteúdo. Gostou das dicas que encontrou por aqui? Então, salve a nossa página nos favoritos e continue acompanhando o blog da WeDo Contabilidade.

Precisa de orientação e assessoria contábil para abrir um negócio? Entre em contato conosco!