(11) 4858-3900 (11) 4858-3900
WeDo
WeDo

Tomada de decisões – 4 ferramentas que irão auxiliar sua lotérica

Como você pode dar um norte certeiro com uma tomada de decisões embasada!

Ser um líder é algo que vai além do título de liderança: é algo que se adquire. E isso é simplesmente a consequência de atitudes, virtudes e ações que são realizadas em prol de seu negócio e de sua futura prosperidade também.

E o que te fez um dirigente de sua empresa? O fato de ter o poder sobre a tomada de decisões não te torna nada mais que um chefe, e você pode imaginar quais são as diferenças entre ambos, certo? 

Apenas mandar e dar ordens pelos cantos não classifica uma pessoa como um bom coordenador do próprio negócio. O zelo, a comunicação e a conduta lógica e enérgica são aspectos fundamentais de quem tem a liderança nata em si, e são características que com certeza devem ser almejadas.

E você, um líder do seu próprio empreendimento, deve realizar tarefas difíceis – pois se fosse fácil, cargos de liderança seriam facilmente alcançados. E para otimizar seu tempo e prestar o devido auxílio na hora da  tomada de decisões, trouxemos dicas de ferramentas que você pode – e deve – começar a implementar na sua lotérica, para ontem!

1575043563 Contato - WeDo

Ferramentas de tomada de decisões em seu auxílio!

Quando se pensa em ferramentas para te ajudar, logo se pensa em um martelo ou um programa avançadíssimo, meios que se pode modificar o que se deseja. Mas você possui uma ferramenta capaz de fazer realizações ainda maiores que uma chave inglesa: o seu cérebro.

Os tipos de ferramenta que vamos apresentar não precisam de muito investimento além do seu tempo, mas que será recompensado imensamente posteriormente. Então, vamos a eles:

Análise de SWOT

Já ouviu falar sobre isso? É uma sigla que, em português, significa forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. É muito comum ser feita em diferentes áreas, pois ela é bem eficiente para esclarecer vários pontos importantes e tomar decisões sábias.

Comece colocando cada uma das categorias no papel e analisando cada uma delas em relação a sua lotérica:

  • as oportunidades que você identifica para ela;
  • as forças, ou pontos fortes, da sua empresa;
  • ameaças que ela sofre ou pode vir a sofrer;
  • fraquezas que ela apresenta.

Com esses dados em uma tabela simples, já é possível ter uma visualização melhor do que se pode fazer para tomada de atitude em relação ao seu negócio.

PDCA

Outra das siglas em inglês que vamos descobrir aqui. Ela representa Plan – Do – Check – Act, traduzindo seria: Planejar – Fazer – Checar – Agir.

Na primeira fase, em planejar, são definidas as metas e o que será feito para atingi-las. Na segunda, em fazer, será realizada a explicação e aplicação do método escolhido no planejamento e a coleta dos dados resultantes. Já a terceira, em checar, será feita a verificação dos resultados, e, por fim, na última fase, a de agir, aplicam-se medidas corretivas para o melhor desempenho para alcançar a meta.

KPI

A penúltima sigla, Key Performance Indicator (KPI), que significa indicadores-chave de desempenho, são parâmetros que você estabelecerá para realizar uma análise do desempenho das pessoas nas quais essas métricas serão cobradas. 

Por exemplo, você deseja que todos eles tenham uma média de venda X, então, realiza uma análise de quem atinge essa meta ou não, podendo otimizar e estimular esse ponto oferecendo algum tipo de recompensa.

Você pode estipular qualquer tipo de indicador que desejar, assim, você pode eliminar o que está impedindo sua empresa de crescer.

5W2H

A última dica é a 5W2H, que é uma sigla composta de cinco iniciais com W e duas com H, e rodeia a tomada de decisões por meio de uma ação, que é lapidada com as seguintes perguntas:

  1. What (o quê): qual a ação precisa ser desenvolvida?  
  2. When (quando): quando será realizada?  
  3. Where (onde): onde se dá seu desenvolvimento? 
  4. Why (por quê): porque essa ação foi selecionada como resposta ao problema?  
  5. Who (quem): a quem será designada a responsabilidade?  
  6. How (como): como será a implementação?  
  7. How much (quanto): quanto será o custo de implementação da ação?

É um modo de estabelecer detalhes importantes que podem ser consultados para melhores esclarecimentos, não restando dúvidas para que sua lotérica prospere.

E então, com uma tomada de decisões bem embasada, não só você levará sucesso para seu empreendimento, mas irá explicitar que sua liderança é, de fato, eficiente.

Gostou? Deixe seu comentário!

E se restou alguma dúvida entre em contato conosco!