fbpx
(11) 4858-3900 (11) 4858-3900
WeDo
WeDo

Qual o melhor regime tributário para designs?

Qual o melhor regime tributário para designs? O profissional que atua como design deve optar pelo Simples Nacional ou pelo Lucro Presumido, qual é a melhor opção? 

Dentre os regimes tributários disponíveis, qual é a opção mais econômica para quem atua como design?

Nesse conteúdo, a WeDo Contabilidade apresenta um comparativo entre o Simples Nacional e o Lucro Presumido.

Aproveite para tirar todas as suas dúvidas e descobrir qual o melhor regime tributário para designs.

 

Regime Tributário para Designs: Simples Nacional

O profissional de design que atua opta pelo Simples Nacional contribui com uma única guia de pagamento de tributos que é calculada com base no faturamento mensal e anual da empresa.

Vale destacar, que o regime tributário do Simples Nacional é dividido em alguns anexos, sendo possível enquadrar o profissional de design em dois desses anexos, são eles:

 

Anexo III

 

  • Carga tributária a partir de 6% sobre o faturamento;

 

O anexo III do Simples Nacional é indicado para empresas que possuem despesas com folha de pagamento em volume superior a 28% do seu faturamento.

Para chegar a essa conclusão, é preciso encontrar o Fator R do Simples Nacional.

O Fator R é calculado através da divisão do valor da despesa com folha de pagamento pela receita bruta da empresa. Caso, o resultado encontrado seja superior a 28%, é possível optar pelo anexo III, aproveitando as suas alíquotas reduzidas.

 

Anexo V

 

  • Carga tributária a partir de 15,5% sobre o faturamento;

 

Por sua vez, o anexo V é destinado a empresas prestadoras de serviços, cujo percentual da folha de pagamento sobre o faturamento, ou seja, o Fator R é inferior a 28%.

Neste anexo, as empresas de design e arquitetura precisam arcar com uma carga tributária elevada, o que sem dúvidas, não é uma boa escolha.

 

Regime Tributário para Designs: Lucro Presumido

O profissional de design que atua opta pelo Lucro Presumido contribui com os seguintes tributos em guias individualizadas:

  • IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica;
  • CSLL – Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido;
  • PIS – Programa de Integração Social;
  • COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;
  • ISS – Imposto Sobre Serviços.

Neste regime, a soma de todos os tributos resulta em uma alíquota para profissionais e empresas de design que pode variar entre 13,33% e 16,33% a depender do município.

Como podemos observar, ambas as alíquotas são superiores ao Anexo III, logo, podemos concluir que para empresas com folha de pagamento em percentual superior a 28% do faturamento, o Simples Nacional é a melhor opção.

Por sua vez, nas empresas de design com folha de pagamento reduzida, o Lucro Presumido pode ser a melhor opção, a depender do município de instalação da empresa.

Deseja saber mais sobre regime tributário para designs e descobrir qual é a melhor opção para a sua empresa? Entre em contato conosco!

Venha para a WeDo Contabilidade, conheça os nossos serviços e converse com um dos nossos especialistas.