(11) 4858-3900 (11) 4858-3900
WeDo
WeDo

Qual o melhor regime tributário para arquitetos?

Se você está em dúvida sobre qual o melhor regime tributário para arquitetos, então você chegou ao lugar certo! Pois elaboramos um conteúdo com as principais informações que você precisa saber a esse respeito!

Enfim, se você está pensando em abrir um escritório de arquitetura, ou se já possui um, deve entender que a assessoria contábil é de suma importância para garantir que você conquiste os resultados que deseja, mantenha o seu escritório competitivo no mercado, e evita problemas com o Fisco.

Nesse contexto, é de suma importância compreender qual é o melhor regime tributário para arquitetos, para que seu negócio esteja sempre em dia com as obrigações, e não tenha prejuízos.

Por isso, continue lendo para ficar por dentro de tudo!

Importância da Contabilidade Para Arquitetos

Compreender a relação entre as rotinas do seu escritório de arquitetura, e os processos contábeis, é muito importante para manter seu negócio seguro, e evitar que determinados problemas atrapalhem o seu progresso.

Sendo assim, os conhecimentos contábeis são necessários desde o início do processo de abertura do seu escritório de arquitetura. Por isso, quando estiver iniciando seu próprio negócio, o arquiteto precisa conhecer as obrigações necessárias para trabalhar como pessoa jurídica. Dentre elas, podemos citar:

  • Definir um ramo de atividade;
  • Regularizar essa atividade no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU);
  • Escolher o melhor regime tributário para arquitetos,
  • Elaborar um plano financeiro estruturado.

Aliás, a escolha do melhor regime tributário corresponde a uma das mais importantes decisões que o arquiteto precisa tomar, para garantir o bom funcionamento de seu escritório.

Então, se você decidiu abrir o seu próprio escritório de arquitetura, ou se já tem um escritório, mas deseja avaliar o serviço que vem sendo prestado a você pelo escritório de contabilidade que contratou, continue lendo este artigo, pois ele está repleto de informações importantes!

Melhor Regime Tributário Para Arquitetos

Escolher o melhor regime tributário para o seu escritório de arquitetura é fundamental, pois irá garantir que você terá condições de quitar todos os impostos provenientes do exercício da atividade remunerada.

Sendo assim, para definir o melhor regime tributário para arquitetos, é necessário escolher uma opção que permita pagar menos impostos de maneira legal. Com isso, você terá maior economia e segurança para o seu escritório.

Portanto, você terá que contratar um contador competente para te ajudar na elaboração dos cálculos, e também para definir a melhor opção para o seu negócio.

Regimes Tributários

Contudo, conhecer alguns tipos de regimes tributários é fundamental para te ajudar nessa tarefa. Por isso, a seguir, trataremos de três modelos para que você os conheça melhor, e possa escolher o regime tributário ideal para o seu escritório. Confira com atenção!

  • Simples Nacional: O Simples Nacional é um modelo de regime tributário com tributação simplificada, sendo ideal para pequenas e micro empresas, pois unifica a coleta de impostos em uma única guia. Neste modelo o limite anual de faturamento é de R$ 4,8 milhões.
  • Lucro Presumido: O Lucro Presumido é um modelo de regime tributário que calcula seus impostos com base na receita bruta da empresa ou escritório, somando outras fontes de receita que podem sofrer tributação.  Esse regime de tributação é destinado a empresas maiores, pois o limite anual de faturamento é R$ 78 milhões.
  • Lucro Real: O Lucro Real é um modelo de regime tributário que calcula os impostos com base no lucro real da empresa ou escritório, sendo ideal para grandes negócios, pois o alto valor do faturamento garante que os valores pagos serão mais vantajosos.

Então, como podemos observar, a escolha do melhor regime tributário para arquitetos dependerá de alguns fatores importantes como, por exemplo:

  • O tamanho da empresa ou escritório;
  • O número de funcionários;
  • O faturamento do negócio,
  • E as despesas mensais.

Pensando em abrir ou regularizar uma empresa de arquitetura?

Entre em contato com a WeDo Contabilidade Digital, conheça os nossos serviços e converse com um dos nossos especialistas.