Qual o melhor regime tributário para quem trabalha com marketing digital e pretende pagar menos impostos?
Tributação e pagamento de impostos são assuntos que costumam gerar uma série de dúvidas nos empreendedores do mercado digital.
Diante disso, a WeDo Contabilidade decidiu preparar um conteúdo exclusivo, apresentando os regimes tributários para quem trabalha com marketing digital, incluindo suas alíquotas e principais características.
Você sabia que cerca de 95% das empresas brasileiras pagam mais impostos que o necessário? Os dados são de uma pesquisa do IBGE, não entre para esse tipo de estatística.
Continue conosco e tire todas as suas dúvidas sobre regimes tributários para marketing digital.
A legislação brasileira conta atualmente com três regimes tributários, são eles:
Por sua vez, quem trabalha com marketing precisa optar por uma dessas opções, sendo assim, resta saber qual é o melhor regime tributário para quem trabalha com marketing digital.
O Simples Nacional é um regime tributário para empresas que faturam anualmente até 4,8 milhões.
Optando pelo Simples Nacional, quem trabalha com marketing paga todos os impostos em guia única e podem ser tributadas com base no Anexo III ou no Anexo V, conforme hipóteses e alíquotas abaixo, confira:
Anexo III – Para empresas de marketing que possuem despesas com folha de pagamento em percentual igual ou superior a 28% do seu faturamento.
Neste anexo, a alíquota efetiva de contribuição (considerando deduções) pode variar de 6% a 19,50% ao mês.
Faixa | Receita em 12 meses | Alíquota | Valor a deduzir |
1ª | Até 180.000,00 | 6,00% | — |
2ª | De 180.000,01 a 360.000,00 | 11,20% | R$ 9.360,00 |
3ª | De 360.000,01 a 720.000,00 | 13,20% | R$ 17.640,00 |
4ª | De 720.000,01 a 1.800.000,00 | 16,00% | R$ 35.640,00 |
5ª | De 1.800.000,01 a 3.600.000,00 | 21,00% | R$ 125.640,00 |
6ª | De 3.600.000,01 a 4.800.000,00 | 33,00% | R$ 648.000,00 |
Anexo V – Para empresas de marketing que não possuem despesas com folha de pagamento em percentual igual ou superior a 28% do seu faturamento.
Neste anexo, a alíquota efetiva de contribuição (considerando deduções) pode variar de 15,50% a 19,25% ao mês.
Faixa | Receita em 12 meses | Alíquota | Valor a deduzir |
1ª | Até 180.000,00 | 15,50% | — |
2ª | De 180.000,01 a 360.000,00 | 18,00% | R$ 4.500,00 |
3ª | De 360.000,01 a 720.000,00 | 19,50% | R$ 9.900,00 |
4ª | De 720.000,01 a 1.800.000,00 | 20,50% | R$ 17.100,00 |
5ª | De 1.800.000,01 a 3.600.000,00 | 23,00% | R$ 62.100,00 |
6ª | De 3.600.000,01 a 4.800.000,00 | 30,50% | R$ 540.000,00 |
Por sua vez, o Lucro Presumido pode ser utilizado por empresas de marketing digital que faturam anualmente até R$ 78 milhões.
Optando por esse regime, quem trabalha com marketing será tributado com base nos seguintes impostos e alíquotas:
Somando todas as alíquotas, a contribuição final fica entre 13,33% e 16,33% ao mês.
Por fim, temos como opção, o Lucro Real, regime tributário para grandes empresas, cujo faturamento anual excede aos R$ 78 milhões.
Nesse regime tributário, os impostos são calculados sobre o lucro líquido do exercício, com base nas seguintes alíquotas:
Descubra qual é o melhor regime tributário para quem trabalha com marketing digital, com base nas características do seu negócio.