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Qual é o melhor regime tributário para quem trabalha com Marketing Digital

Qual o melhor regime tributário para quem trabalha com marketing digital e pretende pagar menos impostos?

Tributação e pagamento de impostos são assuntos que costumam gerar uma série de dúvidas nos empreendedores do mercado digital.

Diante disso, a WeDo Contabilidade decidiu preparar um conteúdo exclusivo, apresentando os regimes tributários para quem trabalha com marketing digital, incluindo suas alíquotas e principais características.

Você sabia que cerca de 95% das empresas brasileiras pagam mais impostos que o necessário? Os dados são de uma pesquisa do IBGE, não entre para esse tipo de estatística.

Continue conosco e tire todas as suas dúvidas sobre regimes tributários para marketing digital.

Regime tributário para quem trabalha com marketing digital

A legislação brasileira conta atualmente com três regimes tributários, são eles:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

Por sua vez, quem trabalha com marketing precisa optar por uma dessas opções, sendo assim, resta saber qual é o melhor regime tributário para quem trabalha com marketing digital.

Simples Nacional para marketing digital

O Simples Nacional é um regime tributário para empresas que faturam anualmente até 4,8 milhões.

Optando pelo Simples Nacional, quem trabalha com marketing paga todos os impostos em guia única e podem ser tributadas com base no Anexo III ou no Anexo V, conforme hipóteses e alíquotas abaixo, confira:

Anexo III – Para empresas de marketing que possuem despesas com folha de pagamento em percentual igual ou superior a 28% do seu faturamento.

Neste anexo, a alíquota efetiva de contribuição (considerando deduções) pode variar de 6% a 19,50% ao mês.

FaixaReceita em 12 mesesAlíquotaValor a deduzir
Até 180.000,006,00%
De 180.000,01 a 360.000,0011,20%R$ 9.360,00
De 360.000,01 a 720.000,0013,20%R$ 17.640,00
De 720.000,01 a 1.800.000,0016,00%R$ 35.640,00
De 1.800.000,01 a 3.600.000,0021,00%R$ 125.640,00
De 3.600.000,01 a 4.800.000,0033,00%R$ 648.000,00

Anexo V – Para empresas de marketing que não possuem despesas com folha de pagamento em percentual igual ou superior a 28% do seu faturamento.

Neste anexo, a alíquota efetiva de contribuição (considerando deduções) pode variar de 15,50% a 19,25% ao mês.

FaixaReceita em 12 mesesAlíquotaValor a deduzir
Até 180.000,0015,50%
De 180.000,01 a 360.000,0018,00%R$ 4.500,00
De 360.000,01 a 720.000,0019,50%R$ 9.900,00
De 720.000,01 a 1.800.000,0020,50%R$ 17.100,00
De 1.800.000,01 a 3.600.000,0023,00%R$ 62.100,00
De 3.600.000,01 a 4.800.000,0030,50%R$ 540.000,00

Lucro Presumido para marketing digital

Por sua vez, o Lucro Presumido pode ser utilizado por empresas de marketing digital que faturam anualmente até R$ 78 milhões.

Optando por esse regime, quem trabalha com marketing será tributado com base nos seguintes impostos e alíquotas:

  • IRPJ: 32% x 15% = 4,80%
  • CSLL: 32% x 9% = 2,88%
  • PIS: 0,65%
  • COFINS: 3%
  • ISS: 2% a 5% (a depender do município)

Somando todas as alíquotas, a contribuição final fica entre 13,33% e 16,33% ao mês.

Lucro Real para marketing digital

Por fim, temos como opção, o Lucro Real, regime tributário para grandes empresas, cujo faturamento anual excede aos R$ 78 milhões.

Nesse regime tributário, os impostos são calculados sobre o lucro líquido do exercício, com base nas seguintes alíquotas:

  • IRPJ: 15%
  • CSLL: 9%
  • COFINS: 7,6%
  • PIS: 1,65%

Descubra qual é o melhor regime tributário para quem trabalha com marketing digital, com base nas características do seu negócio.

Entre em contato com a WeDo e tenha acesso a um planejamento tributário completo e sob medida para a sua empresa.

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