Como montar um planejamento para abertura de escritório de arquitetura? Se você chegou até esse conteúdo com o sonho de abrir o seu próprio negócio, você chegou ao lugar certo.
Nesse conteúdo, a WeDo Contabilidade apresenta detalhes que não podem ficar de fora da abertura de qualquer empresa, independente do seu ramo de atividade.
Aqui você conhece também o Business Canvas, uma ferramenta que pode ajudar e muito na fase de planejamento para montar o seu próprio escritório de arquitetura.
Assim como em qualquer outro negócio, o planejamento é uma etapa essencial para a abertura do seu escritório de arquitetura.
O planejamento é a oportunidade que temos para começar a dar forma aos nossos sonhos e objetivos, sendo o planejamento uma peça chave para que esses sonhos se realizem conforme esperamos.
Durante a fase de planejamento diversos fatores precisam ser levados em consideração, dentre eles:
Para facilitar a organização das ideias e o planejamento dos diferentes fatores que envolvem um negócio, você pode utilizar a ferramenta Business Canvas. Você já ouviu falar sobre ela?
O Business Canvas é um método descomplicado de planejamento voltado para negócios, criado pelo escritor, pesquisador e empreendedor suíço Alexander Osterwalder.
O modelo idealizado por Osterwalder foi um verdadeiro sucesso e hoje é utilizado em todas as partes do mundo, para planejar diferentes tipos de negócios.
O Business Canvas é um modelo visual de planejamento de negócios, dividido basicamente em 9 partes, são elas:
1.Parcerias Chave: Identifique nessa parte do quadro os fornecedores e parceiros de negócios indispensáveis para fazer o seu escritório de arquitetura crescer. Dentre eles, podemos citar, construtoras e lojas de materiais de construção e acabamento, por exemplo.
2.Atividades Chave: Quais são as atividades essenciais para que o seu negócio funcione na prática? Identifique e liste cada uma delas nesta parte do Business Canvas.
3.Recursos Principais: Quais são os recursos indispensáveis para fazer o seu escritório de arquitetura funcionar? Identifique e liste cada um deles. Como exemplo, podemos citar os softwares para elaboração do projeto e renderização 3D.
4.Proposta de Valor: Qual é o valor ou o diferencial que seu escritório de arquitetura pode oferecer ao mercado? O que você pretende fazer para conquistar seus clientes?
5.Relacionamento com Clientes: Como será o relacionamento do seu escritório de arquitetura com seus clientes? O que você pode fazer para conquistar a fidelidade de cada um deles?
6.Canais: Como a sua empresa se comunicará com os clientes? Por meio de escritórios físicos, visitas presenciais ou até mesmo pela internet?
Defina os canais de comunicação que vão aproximar o seu escritório de arquitetura do seu público alvo.
7.Segmento de Clientes: Quais são os clientes que você pretende atender? Existe um perfil específico? Responda a essas perguntas preenchendo o Business Canvas.
8.Custos: Quais são os custos envolvidos no processo de abertura do seu escritório de arquitetura e também para a manutenção dos seus negócios?
Detalhe todos os custos relacionados ao seu novo negócio, para elaborar um bom planejamento financeiro e evitar imprevistos.
9.Receitas: Por fim, liste como o seu escritório de arquitetura pode gerar receitas e quais os serviços você pode oferecer para gerar recursos financeiros e lucro para o sucesso dos negócios.
Para saber mais sobre o processo para abertura do seu escritório de arquitetura e compreender quais são os aspectos legais para regularizar a sua empresa e tirar os seus planos do papel, entre em contato conosco.
A WeDo Contabilidade é a sua assessoria contábil especializada em escritórios de arquitetura.
Para saber mais sobre os passos necessários para abrir seu escritório de arquitetura, clique no link abaixo e converse com um dos nossos especialistas.