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Gestão financeira para pequenas empresas: como fazer?

Como fazer uma boa gestão financeira para pequenas empresas? Essa é uma dúvida muito comum entre empresários e empreendedores de todas as partes do país.

Sabendo disso, a WeDo Contabilidade separou algumas dicas que podem contribuir para melhorar a organização e o equilíbrio financeiro dos seus negócios.

Deseja saber mais? Continue conosco e acompanhe com atenção, nossas dicas de gestão financeira para pequenas empresas.

1.Separe as despesas pessoais e empresariais

Quando o assunto é a gestão financeira para pequenas empresas, a primeira coisa que precisamos levar em consideração, é a necessidade de separar as despesas pessoais do empresário e as despesas do negócio.

Por falta de orientação, é muito comum que empresários misturem despesas pessoais e empresariais, efetuando seus pagamentos na condição de pessoa física, com recursos do caixa ou conta da empresa.

O problema, é que esse tipo de ação, dificulta a geração de relatórios e indicadores precisos, pode desequilibrar as finanças da empresa e além disso, causar problemas com o fisco.

Por isso, recomendamos que o empresário defina uma única retirada mensal (pró-labore) e não utilize a conta da empresa para pagamento de despesas pessoais.

2.Utilize um software de gestão financeira

A utilização de softwares e ferramentas de controle é a nossa segunda dica relacionada a gestão financeira para pequenas empresas.

Com o apoio de um software apropriado, empresários e empreendedores podem controlar com precisão o movimento de fluxo de caixa e também, as contas a receber e o contas a pagar, a fim de evitar qualquer tipo de desequilíbrio financeiro.

Atualmente, é possível encontrar diversas soluções e ferramentas voltadas para gestão financeira de pequenos negócios, desde aquelas que são instaladas em computadores, até versões web.

3.Acompanhe relatórios e indicadores

Outra dica importante na gestão financeira para pequenas empresas diz respeito à utilização de relatórios e indicadores que permitam uma visão completa da saúde e do resultado financeiro dos negócios.

Dentre os principais relatórios e indicadores para uma gestão financeira assertiva, podemos destacar:

  • DRE – Demonstração de Resultados do Exercício
  • Balanço Patrimonial
  • Margem Bruta
  • Margem EBITDA
  • Margem Líquida
  • Margem de Custos
  • Ponto de Equilíbrio
  • Liquidez Corrente
  • ROI – Retorno Sobre o Investimento.

4.Monte uma reserva de emergência

Por fim, recomendamos a estruturação de uma reserva de emergência para maior estabilidade financeira da empresa.

Essa reserva deve ser aplicada em investimentos seguros e de alta liquidez (resgate rápido), como títulos CDB de liquidez diária.

Destine um percentual mensal dos lucros para essa reserva, até que ela seja suficiente para cobrir os custos da empresa por 12 meses.

Assim, o seu negócio cria um excelente colchão financeiro, atravessa momentos difíceis com segurança e fica livre dos empréstimos com juros abusivos.

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Colocando em prática nossas dicas de gestão financeira, você mantém a sua empresa organizada e evita problemas com imprevistos e momentos de instabilidade econômica.Para mais dicas voltadas para gestão dos seus negócios, conti

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