(11) 4858-3900 (11) 4858-3900
WeDo
WeDo

Contabilidade: a importância da sua aplicação nas clínicas médicas

A Contabilidade nas clínicas médicas é uma enorme preocupação para os profissionais de saúde. Não somente é um assunto complexo que os médicos não dominam, mas que demanda bastante tempo, que seria mais bem gasto com outras atividades ou focando na sua qualidade de vida.

Portanto, se você é profissional de saúde e não entende bem o papel da Contabilidade, este post irá ajudar a responder suas dúvidas!

Confira a importância da Contabilidade nas clínicas médicas e como pode ser aplicada, de modo a ter o maior impacto possível.

 

Qual é a importância da Contabilidade nas clínicas médicas?

No final das contas, as clínicas médicas são empresas como qualquer outra. Por conta disso, também têm as mesmas demandas de qualquer negócio. Ou seja, é a obrigação de fazer as demonstrações contábeis, de modo que os órgãos fiscalizadores possam regulamentá-los. Não cumprir com esta obrigação pode gerar penalidades.

Mas, a Contabilidade nas clínicas médicas ainda é vista apenas como uma obrigação. É aplicado apenas o olhar do ponto de vista acima, das demandas legais e de fiscalização. Na verdade, a Contabilidade pode ter um impacto muito maior.

Primeiramente, pode ser prestado um serviço de consultoria, para ajudar a encontrar a natureza ideal do CNPJ da empresa. Até mesmo médicos Pessoas Físicas passam a ter a necessidade de se transformar em Pessoa Jurídica, e precisam de um contador para auxiliar neste processo.

Para uma clínica, o contador pode ser uma ótima fonte de informações. Por exemplo, pode ajudar a entender qual é a melhor opção tributária, a partir de uma análise que ajuda a encontrar a forma mais barata de pagar certos impostos.

Além disso, pode ser uma forma de trazer dados financeiros dos clientes e sua relação com a clínica, de modo a ajudar na gestão financeira.

O contador pode fazer uma análise mais geral, de acordo com os gastos feitos pela clínica, de modo a encontrar formas de economizar, que não necessariamente estão diretamente ligadas aos tributos a serem pagos.

Portanto, a Contabilidade pode ser aplicada em diversos momentos. Outro exemplo é ter a ajuda de um contador no momento de formar uma sociedade empresarial.

Seja qual for a aplicação da Contabilidade nas clínicas médicas, os propósitos são praticamente sempre os mesmos:

  • Cuidar da parte burocrática da clínica médica, para que os profissionais de saúde possam se focar neste assunto;
  • Encontrar formas de economizar ou de aplicar melhor o capital, seja através do recolhimento dos tributos ou da análise financeira dos pacientes.

 

Como contratar uma Contabilidade para clínicas médicas?

Portanto, ficou claro que a Contabilidade é essencial para sua clínica médica poder prosperar.

Felizmente, atualmente, existem diversas opções de como contratar este serviço. Não é necessário ter um profissional na clínica dedicado a este tema.

Graças à tecnologia, é possível fazer a contratação de serviços de Contabilidade pela internet.

Isso não somente é mais barato, mas ainda permite mais agilidade na comunicação e no momento de cumprir com as necessidades da clínica.

O que você acha? Percebeu a importância da Contabilidade nas clínicas médicas?

Então, entre em contato.