fbpx
(11) 4858-3900 (11) 4858-3900
WeDo
WeDo

Abrir ou não um negócio digital em meio à crise?

A crise econômica criou um cenário de grande instabilidade, sobretudo no meio empresarial. A desaceleração do mercado, o isolamento social e a restrição das pessoas na hora de gastar, sem dúvida, tornou a tarefa de empreender e abrir um negócio durante crise muito mais arriscado e desafiador.

Mas nem sempre a ideia de empreender em meio à crise é um erro. Em momentos de turbulência no mercado surgiram também demandas especificas e aumento de procura por produtos online. O que pode ser uma oportunidade para aqueles que têm o sonho de abrirem seu próprio negócio e estão em busca de uma nova fonte de renda. A questão que fica é: será mesmo que abrir um negócio digital na crise é uma boa ideia?

Para ajudar você a chegar a uma conclusão, preparamos este artigo pontuando fatores importantes a serem analisados ao pensar em empreender e os principais riscos e desafios de abrir um negócio em um momento de crise. Acompanhe!

 

Começar um novo negócio

Quem deseja abrir um negócio na crise, antes de qualquer coisa, precisa ter consciência entraves que farão parte da sua jornada e avaliar pontos importantes.

 

Estude muito o mercado

Quem deseja começar o seu próprio negócio digital em tempos turbulentos deve se preparar e criar um bom plano de negócio, pois qualquer erro de interpretação do mercado pode representar um risco muito maior de fracasso.  A pandemia mudou a forma de fazer negócios. Pense o seu negócio nesses novos formatos.

 

Fique atento às oportunidades

O período de crise faz com que o mercado passe por mudanças repentinas. Os novos problemas, que surgem com a crise, trazem com eles novas necessidades. Prestar atenção nestas necessidades é importante para identificar quais são as reais possibilidades do seu negócio dentro deste cenário. Aproveite as lacunas que as grandes empresas não cobrem para se posicionar no mercado.

 

Faça um bom planejamento

Na crise, a dica para quem quer abrir um negócio digital é fazer o planejamento sempre pensando em um cenário pessimista. Preparando-se para o pior cenário você cria reservas e faz ajustes que garantam a segurança da empresa, permitindo que a sua passagem pelo período de crise seja mais tranquila.

 

Fique atento aos desafios

Todo empreendimento está sujeito a riscos mesmo em cenários positivos. Empreender é uma tarefa complexa, mas em meio à crise ela se torna ainda mais desafiadora. O cuidado e planejamento deve ser dobrado. Além disso, é válido considerar a redução da circulação de dinheiro na economia. Em momentos de crise e incerteza a tendência é que o consumidor fique mais resistente às compras, o que pode acabar prejudicando o desempenho de empresas que negociam diretamente com o cliente final.

Tente começar com pouco e evite assumir dívidas fixas no início do negócio. Ofereça uma solução para um problema de mercado. Quanto mais inovadora e necessária for ela for, melhor será o cenário para seu produto. A identificação do problema vai auxiliar na elaboração de solução (seu produto ou serviço) e na criação de ações que vão influenciar na decisão de compra do consumidor.

Espero que este artigo tenha clareado sua ideia sobre empreender em tempos de crise. E se depois de tudo que foi dito você concluir que quer ser dono do próprio negócio.