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5 dicas para impressionar o cliente na primeira reunião

A primeira reunião com o cliente é um dos momentos mais decisivos na contratação de um profissional de arquitetura. Afinal, quantos negócios são perdidos por detalhes, não é mesmo? Não à toa, muitos profissionais acabam se sentindo inseguros antes do primeiro contato com um cliente em potencial. Para te ajudar, no artigo de hoje, separamos 5 dicas para te ajudar a impressionar o cliente na primeira reunião.

1- Planeje a reunião 

O primeiro passo é organizar o conteúdo e a dinâmica da reunião com o cliente. Esse é o momento que você tem para conhecer o cliente e entender quais as necessidades dele e por que busca os seus serviços.

Por isso é importante planejar um roteiro com todas as informações que você precisa ter ao final dessa primeira reunião com o cliente para que seja possível criar um projeto adequado.

2- Conheça o cliente

Se você quer vender mais projetos de arquitetura, então precisa saber que criar vínculos emocionais com o cliente é fundamental para conduzir uma reunião de sucesso!

Dedique tempo no início da primeira reunião com o cliente para conhecê-lo a fundo e descobrir quais afinidades vocês compartilham.

Pergunte sobre gostos, passatempos, pessoas em comum que vocês possam conhecer – tudo isso ajuda a criar um clima mais descontraído, o que certamente contribui para que o cliente ajude com o máximo de informações!

Além disso, quando existe empatia entre as partes, cria-se uma relação de confiança entre profissional e cliente, que poderá durar uma vida inteira.

3- Briefing 

O briefing de projeto é uma das etapas mais decisivas na contratação de um profissional arquiteto. Isso por que, somente com as informações corretas é que será possível desenvolver um projeto que atenda as expectativas e necessidades do cliente.

É nesse momento que aquele roteiro que você preparou antes da primeira reunião com o cliente acontecer vai ser fundamental!

O briefing de projeto deve incluir não só as informações técnicas do local, mas também informações importantes como:

  • Qual o problema principal do cliente?
  • Quantas pessoas habitam o lar? Qual a idade dessas pessoas?
  • Quais os hobbies e passatempos das pessoas que habitam o ambiente?
  • Costumam receber amigos e família em casa?
  • Pretendem aumentar a família nos próximos anos?
  • Quais as preferências de estilo do cliente?
  • Qual o valor disponível para investimento?
  • Qual o prazo esperado para entrega do projeto pronto?

Tudo isso é importante para que você tenha uma noção de qual a complexidade do projeto a ser realizado. Afinal, garantir esse alinhamento entre as partes é o que gera embasamento para você criar o projeto ideal para aquele cliente!

4- Construindo valor 

Conhecer o cliente e entender as suas necessidades é indispensável, mas nada disso tem sentido se você não conseguir agregar valor ao serviço que você presta.

É preciso que desde a primeira reunião com o cliente você deixe bem claro o por quê você é a pessoa certa para resolver o problema dele, e como você pode tornar a vida dele melhor!

Para agregar valor, nada melhor do que histórias verdadeiras com as quais o cliente pode se conectar. Por isso não deixe de mostrar algum projeto que se tornou realidade!

Use e abuse do storytelling, e conte a história por trás do projeto, da família, e de como o seu serviço fez a diferença!

Lembre-se que o cliente não quer contratar apenas um serviço, ele quer uma transformação!

Nesse sentido, contar com imagens reais do projeto e plantas 3D também é uma forma de mostrar como você transformou um sonho em realidade.

5- Capriche na apresentação

É importante ter em mente que, dificilmente, um cliente terá conhecimento sobre termos e desenhos técnicos. Por isso, o importante aqui é garantir que as informações a serem apresentadas serão diretas e claras.

Não se esqueça que o seu meio de trabalho é extremamente visual. Por isso, capriche também no design e forma da apresentação!

Uma dica aqui é inserir algumas referências visuais para entender ao certo os gostos e preferências do cliente. Muitas vezes o que o seu cliente entende por moderno, pode não ser o mesmo que você profissional.

Fonte: VivaDecora

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