fbpx
(11) 4858-3900 (11) 4858-3900
WeDo
WeDo

3 Dicas para não cair na malha fina

Vai declarar o imposto de renda? Confira 3 dicas para não cair na malha fina da Receita Federal.

Entre os meses de março e abril, milhões de contribuintes ficam obrigados a entregar a declaração anual de imposto de renda pessoa física.

Através da declaração, o contribuinte precisa informar os rendimentos auferidos no último ano e com base nesses valores pagar o imposto de renda ou então, receber uma restituição.

Até aqui tudo certo. No entanto, é importante destacar que a Receita Federal realiza uma verificação detalhada entre as informações fornecidas pelo contribuinte e diversas outras fontes, listando na malha fina, as declarações que apresentam informações divergentes.

Para que a sua declaração não corra o risco de cair na malha fina da Receita Federal, confira as 3 dicas que a WeDo Contabilidade separou neste conteúdo.

1.Informe todos os seus rendimentos

A nossa primeira dica para a sua declaração de imposto de renda não cair na malha fina diz respeito ao correto preenchimento de todos os seus rendimentos.

Alguns contribuintes deixam de apresentar parte dos seus rendimentos ao fisco, com a expectativa de reduzir o valor do imposto a pagar. No entanto, aqueles que agem dessa forma acabam caindo na malha fina.

A Receita Federal cruza as informações apresentadas com múltiplas fontes, como a folha de pagamento das empresas e movimentações bancárias, tudo isso para confirmar as informações apresentadas pelo contribuinte e em caso de divergências reter a declaração em malha fina.

Portanto, tenha cuidado ao preencher a sua declaração de imposto de renda e procure não cometer esse erro.

2.Declare corretamente as despesas dedutíveis

Declare corretamente as suas despesas dedutíveis, como aquelas relacionadas à saúde e à educação. Mas, atenção, você só pode declarar as despesas para qual possui comprovação através de recibos e notas fiscais.

Lançar na declaração de imposto de renda deduções sem comprovação é um dos principais motivos que levam milhares de contribuintes todos os anos para a malha fina.

3.Não deixe de declarar nenhum bem

Por fim, é importante declarar não somente os rendimentos recebidos no ano anterior, mas também todos os seus bens, dentre eles imóveis e veículos.

Muita gente não sabe, mas a Receita Federal também acompanha a evolução patrimonial dos contribuintes. Assim sendo, é esperado que os seus bens evoluam de forma compatível com o seu patrimônio ao longo do tempo.

Bens incompatíveis com a renda ou rendimentos elevados sem a aquisição de bens ao longo do tempo, são itens que podem chamar a atenção da Receita Federal.

Conte com a WeDo Contabilidade

Buscando o apoio de especialistas para preenchimento e entrega da sua declaração de imposto de renda? 

Conte com a WeDo Contabilidade para enviar corretamente a sua declaração, evite problemas com a Receita Federal e a retenção da sua declaração na malha fina.

Venha para a WeDo Contabilidade, conheça os nossos serviços e converse com um dos nossos especialistas.