Você sabe quais são os erros da folha de pagamento mais comuns? Esse é um tema importante porque aqueles responsáveis por ela têm uma grande responsabilidade.
Independente de ser uma empresa grande ou pequena, a folha de pagamento é algo que deve ser calculado com muito cuidado. Qualquer erro pode causar prejuízos.
Pensando nisso, hoje a WeDo Contabilidade decidiu conversar sobre os principais erros que devem ser evitados no momento de calcular a folha de pagamento.
Um dos erros da folha de pagamento mais comuns de se suceder é quanto a data de pagamento dos salários, o que também envolve a emissão da folha de pagamento.
De acordo com a nossa legislação, o pagamento de salários deve ocorrer até o 5º dia útil do mês, que é inclusive a data limite para emissão da folha.
Se esta data for desrespeitada por qualquer motivo que seja, a empresa pode sofrer diversos problemas. O que inclui pagamento de multas e até processos trabalhistas.
A folha de pagamento é um item que precisa ser calculado mês a mês observando todas as possíveis variáveis às quais ele pode ser suscetível.
Nesse sentido, entre os erros da folha de pagamento, esse é o mais comum. Afinal, não apenas desconsiderações podem ser feitas, mas também erros de digitação.
E esse tipo de erro é ainda mais comum quando os cálculos são feitos de forma manual, sem auxílio de tecnologia. Por isso é tão recomendável ter um sistema para isso.
Com o auxílio da tecnologia, será menos provável que ocorra problemas com o cálculo das horas extras ou de adicionais extraordinários que variam com a natureza do serviço.
Também é preciso lembrar que as faltas justificadas ou não, e também as férias, devem ser vistas com muita atenção.
Outro erro comum de se ocorrer durante os cálculos, é em relação a incidência de impostos. Existem diversos tributos e taxas que são cobrados dependendo do salário do funcionário.
Entre os erros da folha de pagamento mais graves, está aquele relacionado à falta de verificação quanto às mudanças no quadro de funcionários.
Lembre-se que colaboradores podem ser demitidos, e que nem sempre isso é feito de forma padronizada. Até porque existem demissões por justa causa, e as que não são.
Também deve-se levar em conta as promoções. Uma vez que um colaborador sobe de cargo, o seu salário aumenta e os custos da empresa com ele, também aumentam.
Contudo, também existem alterações temporárias. Uma delas é a questão das férias, como já mencionamos. Também existem os afastamentos por:
Uma excelente forma de você reduzir a zero esses erros é contratando uma contabilidade capaz de entregar a folha de pagamento da sua empresa e assim minimizando erros.
Conta com a Wedo Contabilidade para isso e outros serviços contábeis.