Manter uma corretora em ordem exige muito trabalho e organização, para isso, é fundamental aplicar um plano de contas. 

Os processos contábeis de uma empresa precisam ser compreendidos e bem elaborados para que o seu negócio seja bem sucedido. Por isso, neste artigo vamos explicar o que é um plano de contar e como elaborar um que seja eficiente para sua corretora! 

Continue lendo e confira!

O que é um plano de contas? 

O plano de contas é uma ação aplicada pela contabilidade que consiste em classificações e códigos para ter controle das atividades da sua empresa. Dessa forma, além de analisar as atividades e tê-las listadas, se torna, também, material para gerar outros documentos que são necessários para a gestão da sua corretora. 

O plano de contas tem uma estrutura que consiste em:

  • Passivos;
  • Ativos;
  • Receitas;
  • Despesas;
  • Custos.

Essa estrutura contém subdivisões que também são importantes para a composição do plano de contas, por isso, é importante estudar sobre elas ou ter ajuda de alguém que tenha propriedade no assunto.

Confira Nossos Serviços 1 - WeDo

Como elaborar?

Para elaborar o plano de contar é preciso, antes de tudo, compreender qual a finalidade do mesmo, que, em suma, é fornecer dados contábeis sobre sua corretora para que possam ser feitas outras análises que gerem melhorias. 

Ele pode ser usado para o levantamento de outras informações financeiras que vão fornecer um panorama geral do seu negócio e vai permitir compreender onde é necessário fazer melhorias.

Por ser um procedimento importante e que exige cuidados para que seja bem feito, a melhor forma de elaborar o plano de contas da sua corretora é contando com uma contabilidade que tenha autoridade nesse assunto. 

Talvez você pense que esse seja um gasto a mais e que você pode elaborar sozinho, todavia, levantar dados financeiros, realizar balanço patrimonial e isso tudo seguindo as exigências legais não é algo simples, além de demandar muito tempo. Esse tempo, ao deixar essa responsabilidade nas mãos de um profissional capacitado, pode ser utilizado para analisar o mercado imobiliário e realizar melhorias na sua corretora.

Ou seja, o que parecia mais um custo, em um primeiro momento, se torna um investimento que vai ser extremamente benéfico para sua corretora, pois, vai evitar gastos desnecessários e te fornecerá um controle consciente do que acontece financeiramente em sua corretora. 

Quais as vantagens para sua corretora?

Cuidar de todos os processos de uma empresa sozinho é impossível. Por isso, contar com profissionais qualificados trás a grande vantagem de ter especialistas no assunto cuidando de uma parte tão crucial da empresa. O plano de contas fornece informações essenciais para a diminuição de custos, adequamento tributário e maximização de lucros. 

Além disso, ter no seu negócio o auxílio de uma contabilidade, dá a liberdade para você, dono(a) de corretora, investir tempo em outras áreas que também vão alavancar o seu negócio.

Você quer saber como ter um plano de contas que vai mudar a sua corretora? Entre em contato conosco e ficaremos felizes em ajudar!


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *