Os Fluxos de Caixa são importantes relatórios contábeis, no qual é possível avaliar a situação financeira de uma empresa. Ou seja, por meio dele a empresa pode elaborar planos detalhados sobre o planejamento para os meses e anos seguintes.
Para entender melhor sobre o tema, siga a leitura deste artigo.
Fluxos de caixa são as movimentações entre a entrada e saída de recursos do caixa da sua empresa, ou seja, tudo o que você recebe e o que gasta na sua organização. A CAIXA possui uma cartilha explicando e dando detalhes de como se deve fazer os fluxos de caixa na sua empresa.
Vale a pena ler as informações para ficar por dentro de detalhes que vão ajudar a entender o que é e como realizar corretamente seus fluxos de caixa.
É o modelo de controle mais básico, nele temos as receitas e as despesas da empresa em um certo período.
O objetivo é mostrar os resultados das oscilações do capital de giro, ou seja, a diferença entre o dinheiro disponível em caixa e a soma das despesas.
Fluxos diretos
Esses fluxos irão analisar todas as receitas e despesas referentes às atividades realizadas pela sua organização.
No entanto, é importante lembrar que os descontos não são contabilizados nesse tipo de fluxos.
Fluxos indiretos
A informação contábil é o foco destes fluxos, ao contrário do modelo direto,este não inclui as variações do caixa. A visão refere-se às variações de um ponto de vista contábil.
Fluxos projetados
Através dos lançamentos efetuados, o gestor conseguirá planejar as próximas ações da empresa baseado nos resultados.
Fluxos livres
Ele também é chamado fluxos de caixa final e mede qual a forma de gerar capital a curto, médio e longo prazo. Indicando o saldo existente depois do desconto de pagamento da dívida ou o através de novos recebimentos de empréstimos.
Se ao projetar os fluxos de caixa para um ano, concluir que a sua empresa terá mais despesas do que receitas, a tendência é que tenham fluxos de caixa negativo.
Com esse tipo de informação, descobrimos que ela não se comporta da maneira que era o esperado, sendo assim, é preciso avaliar calmamente, pois o caixa negativado sugere que é preciso fazer uma mudança na sua organização.
Nem sempre os fluxos negativo é algo ruim, se ele for referente a um certo período específico que já estava previsto nos planos, não há problema.
Empresas encontram problemas em controlar os fluxos de caixa, devido a burocracia que envolve essa atividade, por isso uma solução pode ser conversar com especialistas.
Caso você busque apenas uma simples ferramenta de gestão, pode conseguir uma através do site do sebrae, já see precisar de uma ferramenta mais elaborada, pode entrar em contato através da solicitação de orçamento
Agora se quiser deixar toda essa burocracia na mão dos melhores especialistas, é com a We Do! Aqui os especialistas têm consciência de que uma gestão financeira eficiente é fundamental e por causa disso buscam explicar os conceitos da forma mais simplificada.