fbpx
(11) 4858-3900 (11) 4858-3900
WeDo
WeDo

Contabilidade digital e o envio de documentos

 

A contabilidade digital é a forma de enviar documentos que antes eram de papel, em formato totalmente digital.

 

A fim de ganhar mais espaço físico e diminuir custos de papel impressos, o envio de documentos contábeis no digital veio como um divisor de águas, facilitando a vida do contador.

 

Agora, vários documentos podem ser enviados ao contador através de um simples clique, com isso melhora os processos internos garantindo mais produtividade e ainda mantém a documentação segura.

 

Confira neste artigo tudo sobre contabilidade digital.

Contabilidade digital: entenda a importância

 

A contabilidade digital surgiu recentemente para criar uma forma de armazenar documentos com total segurança via digital.

 

Essa inovação se tornou necessária por dois motivos: o primeiro é evitar o desperdício de papel com impressões e custos com tinta. 

 

O segundo é garantir uma forma mais segura e prática de guardar os documentos. Através de armazenamento digital fica muito mais fácil localizar um arquivo independente da época. 

 

Escritórios contábeis, não muito tempo atrás, precisavam ter dezenas de arquivos para guardar documentos tanto internos quanto de clientes.

 

No entanto, em meio a tanta papelada o risco de perder ou mesmo danificar algum documento era grande. A era digital veio exatamente para isso: facilitar a vida do empresário com a tecnologia.

 

Documentos digitais válidos pelo governo

 

Existem alguns documentos que possuem garantia legal, perante a lei 10.278/2020. Confira quais documentos podem ser enviados via digital. 

 

  • Despesas como: água, luz, internet ou cupom fiscal podem ser enviados digitalmente para o contador apurar os devidos impostos;

 

  • Documentos fiscais como as NF-e também podem ser enviados digitalmente através do arquivo XML, extinguindo a DANFE impressa. 

 

  • Comprovante de cartão também precisa ser escriturado pelo contator, portanto pode ser enviado através da digitalização ou PDF gerado pelo próprio banco. 

 

  • Extratos e comprovantes bancários devem ser enviados mensalmente ao contador por PDF. 

 

Isso auxilia a contabilidade a apurar as devidas receitas e despesas, bem como aplicações ou investimentos. 

Quais são os benefícios de ter a contabilidade digital na empresa

 

Os benefícios de ter uma contabilidade digital são muitos, veja alguns exemplos abaixo:

 

1- Promove mais praticidade para localizar documentos, sobretudo se forem antigos.

 

2- O risco de ter documentos extraviados é muito pequeno, e garante máxima segurança de fraudes, já que todas as informações são inseridas em softwares com back up e login.

 

3- Maior custo benefício, através de processos automatizados, o escritório de contabilidade consegue atender uma demanda maior de clientes. 

Conclusão

 

Como pudemos ver, a contabilidade digital veio para melhorar e facilitar os processos internos no que diz respeito ao envio de documentos.

 

Agora, de forma muito mais prática, é possível localizar documentos antigos, enviar arquivos com maior rapidez e ainda ter tempo de qualidade para investir em outros tipos de serviço ao cliente.

 

Para ajudar o seu negócio a expandir com total eficiência e tecnologia de ponta, conte com a WeDo Contabilidade.

 

Temos uma equipe especializada em serviços contábeis para que a sua empresa atenda sempre as exigências legais e você tenha maior disponibilidade para gerir seu negócio.