fbpx
(11) 4858-3900 (11) 4858-3900
WeDo
WeDo

consultor pode ser MEI?

Consultor pode ser MEI? Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que planejam abrir um negócio e formalizar suas atividades prestando serviços de consultoria.

A formalização como MEI, garante ao empreendedor uma série de benefícios que merecem destaque e chamam atenção daqueles que pensam em abrir o próprio negócio, incluindo:

  • Possibilidade de emitir notas fiscais;
  • Impostos em valor fixo e reduzido;
  • Permissão para contratar um funcionário;
  • Acesso a aposentadoria e benefícios da Previdência Social.

Após conhecer alguns dos benefícios garantidos ao microempreendedor individual, descubra no próximo tópico se o consultor pode ser MEI.

Consultor pode ser MEI

Apesar dos benefícios oferecidos por esse modelo de empresa, é preciso destacar que o MEI não está disponível para todas as atividades empresariais.

Muita gente não sabe, mas existe um rol de atividades permitidas ao MEI, na qual não constam atividades que dependem de alto poder intelectual ou atividades reguladas por conselhos de classe, como a medicina e a odontologia, por exemplo.

As atividades desenvolvidas pelos consultores, por exemplo, não estão previstas na lista de atividades do MEI, fato que impede os consultores de atuar como MEI.

Consultor empresarial não pode ser MEI: O que fazer?

Conforme vimos anteriormente, o consultor empresarial não pode ser MEI. Diante disso, qual é a alternativa para o profissional que deseja abrir um CNPJ e regularizar suas atividades?

Sabemos que a regularização é fundamental para um consultor, seja para tornar mais fácil o acesso aos benefícios da Previdência Social, pagar menos impostos ou simplesmente para emitir notas fiscais.

Assim sendo, a boa notícia, é que apesar de não ser aceito como MEI, o consultor pode abrir uma microempresa.

As microempresas podem faturar até R$ 360 mil por ano e são tributadas com base no Simples Nacional, um regime tributário simplificado com cobrança de impostos sobre o faturamento.

No Simples Nacional, a alíquota inicial de tributação para empresas de consultoria corresponde a 6% sobre o faturamento e inclui em uma única guia todos os impostos.

Como abrir uma empresa de consultoria?

Você já sabe que consultor não pode ser MEI, mas sabe também que pode regularizar suas atividades como pessoa jurídica, abrindo por exemplo, uma microempresa no Simples Nacional.

Sendo assim, agora é hora de conferir o que é preciso para abrir uma empresa de consultoria.

Não se preocupe, o passo a passo é simples e o time de contadores especialistas da WeDo Contabilidade orienta você em todo o processo.

Preparamos um pequeno passo a passo para auxiliar você, confira:

  1. Contrate uma contabilidade de confiança;
  2. Separe os documentos necessários (RG, CPF, Comprovante de Residência, IPTU);
  3. Efetue o pagamento da taxa de registro da Junta Comercial;
  4. Adquira um certificado digital;
  5. Aguarde enquanto a contabilidade providencia a emissão dos documentos da sua empresa.

Com a orientação de uma contabilidade, a sua empresa de consultoria será registrada em poucos dias, e com isso, você poderá exercer suas atividades de consultoria como pessoa jurídica.

Deseja saber mais, tirar outras dúvidas ou abrir a sua empresa? Clique aqui e entre em contato conosco!