(11) 4858-3900 (11) 4858-3900
WeDo
WeDo

Como montar um escritório de consultoria

O que é uma consultoria?

A palavra consultoria veio do Latim – Consultare, ou seja, “receber um conselho de”. Esse termo se originou da antiga Grécia, onde os sacerdotes eram os consultores da sociedade, pois sempre eram procurados em busca de conhecimento e para solucionar questões incompreendidas.

Assim como no passado, atualmente os escritórios de consultoria podem ser caracterizados como um serviço de aconselhamento, onde o consultor ajuda o cliente a potencializar sua capacidade para atingir os objetivos da organização.

Diante destas definições, percebemos que a consultoria nada mais é do um serviço oferecido por um profissional ou empresa de uma área específica para outro profissional ou empresa.

Qual a função de um consultor em um escritório de consultoria?
Para ser um consultor, o profissional precisa ter conhecimento e habilidades na área em que vai atuar. Ele necessita, sobretudo, de capacidade analítica e uma postura ética, pois seus aconselhamentos irão influenciar diretamente a tomada de decisão.

Podemos classificar os consultores em:

Interna: quando o consultor é um colaborador interno, ou seja, faz parte do quadro de funcionários da empresa que requer o serviço.

Externa: quando o consultor é um colaborador externo, ou seja, que não faz parte do quadro de funcionários da empresa. Nesse caso, é estabelecida uma prestação de serviço temporária, acordada previamente entre a empresa e o consultor.

Independentemente do tipo de consultor é fundamental que este profissional consiga com-pilar os dados coletados nos diagnósticos empresariais e traçar o melhor plano de ação em conformidade com as reais necessidades estabelecidas pelo cliente ou detectadas na pesquisa.

Em quais áreas um escritório de consultoria pode atuar?
Atuar no segmento de consultoria, pode exigir competências para as seis áreas funcionais principais:

· Consultoria de Estratégia,
· Consultoria de Gestão,
· Consultoria de Operações,
· Consultoria de RH ou Gestão de Pessoas
· Assessoria Financeira
· Consultoria de Tecnologia ou inovação

Um escritório de consultoria beneficia-se pelo conhecimento de vários setores e modelos de negócios, mas acima de tudo pode estar em suas mãos os conselhos necessários para que empresas alcancem o diferencial competitivo e aumentam suas oportunidades de negócio.

Quer receber mais dicas como está? Cadastre-se em nossa newsletter!

Fonte: Sebrae