(11) 4858-3900 (11) 4858-3900
WeDo
WeDo

Como dar entrada no CAU/BR?

Você acabou de se formar em arquitetura e urbanismo e ainda não sabe como dar entrada no CAU/BR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil)?

Continue a ler este artigo para saber o passo a passo de como solicitar a sua carteira do CAU. Preparado(a)?

A carteira do CAU comprova o registro do arquiteto e urbanista no Conselho e também serve como documento de identificação civil. Tem fé pública e validade por tempo indeterminado em todo o território nacional, sem prazo de vencimento.

Para a sociedade, o registro no CAU representa uma dupla garantia: além de provar a habilitação do profissional contratado para realizar atividades de Arquitetura e Urbanismo, também assegura que ele pode emitir um RRT (Registro de Responsabilidade Técnica), documento fundamental para atender às demandas de segurança e regularidade da lei.

A identidade é solicitada por meio de uma etapa remota (via internet) e uma presencial.

Etapa remota: cadastramento no SICCAU

Inicialmente, o profissional precisa realizar a atualização cadastral de seus dados no SICCAU, anexando a cópia digitalizada dos documentos comprobatórios.

Nessa fase, dois documentos devem ser impressos: a Declaração de Veracidade de Informações, em que declara a correção dos dados fornecidos, e um boleto para pagamento da taxa administrativa.

Essa taxa, atualmente de R$60,00, é corrigida anualmente pela variação do INPC, índice de inflação calculado pelo IBGE.

Etapa presencial: compareça ao CAU

De posse da Declaração de Veracidade, o profissional deve comparecer à sede do CAU/SP para realizar a coleta de dados biométricos, isto é, fotografia, assinatura e impressões digitais.

A coleta, que não necessita de agendamento, é feita na sede do CAU/SP na capital paulista (Rua Formosa, 367 – 23° andar – República – CEP: 01049-911 – São Paulo/SP) durante todos os dias úteis, das 09h às 17h, e de maneira alternada pelas 10 sedes regionais distribuídas pelo Estado.

Regularmente, o Conselho também envia equipes para oferecer a coleta biométrica a profissionais durante eventos afins à Arquitetura e Urbanismo, como feiras e congressos.

As sessões eventuais de coleta biométrica são divulgadas periodicamente pelo site do Conselho, por sua página na rede social Facebook e através do boletim semanal distribuído a todos os arquitetos e urbanistas registrados no Estado de São Paulo.

Entrega das Identidades Profissionais

Após a conclusão da solicitação, o CAU/BR recebe os dados coletados e emite a Identidade Profissional, que é enviada por correio ao profissional.

O tempo estimado entre a coleta biométrica e o envio da identidade é de 90 dias.

Agora, você já sabe como dar entrada no CAU/BR, mas, se ainda tiver dúvidas ou estiver com dificuldades para obter o seu registro como arquiteto(a), entre em contato com a gente. Nós, da WeDo Contabilidade Digital, estamos aqui para te ajudar a alcançar o seu sucesso profissional.

Assine nossa newsletter e receba conteúdos específicos voltados para o seu negócio.