Com as crises econômicas atuais, muitas pessoas resolveram trabalhar por conta própria. Isso aumentou o número de pessoas que optam em ser profissional liberal e autônomo e autônomos.
Mas ainda existem dúvidas sobre a diferença entre eles.
Essa dúvida deve ser esclarecida. Pois, apesar de parecidas, elas são profissões distintas entre si, e exercem funções diferentes no mercado de trabalho.
Logo, se você fica confuso entre os termos. Confira abaixo o conteúdo que preparamos sobre o assunto!
Os profissionais independentes são aqueles que trabalham de maneira totalmente sem vínculos que dependam de terceiros. Ou seja, eles não têm vínculo com nenhuma organização.
Na modalidade autônoma, o profissional conta com uma autonomia profissional e financeira. Além de flexibilidade nos horários, o que é realmente tentador.
Outra vantagem da profissão por conta própria é que o profissional consegue definir os preços de seus produtos ou serviços.
Entretanto, ainda há certas desvantagens em seguir essa modalidade. Como o caso da instabilidade financeira.
Além da falta de alguns direitos trabalhistas como as férias e o décimo terceiro, que são comuns para qualquer trabalhador CLT, que podem fazer diferença na hora de escolher trabalhar como autônomo.
Algumas profissões muito comuns hoje em dia são autônomas. Como os pintores, pedreiros, manicures e outras infinidades de trabalhos, por exemplo.
Os profissionais liberais, diferentemente dos autônomos, precisam ter alguma formação técnica para exercer a profissão em alguma área, como uma graduação ou especialização.
Este tipo de profissional ainda tem a opção da autonomia abrindo seu próprio negócio. Mas também pode optar por trabalhar com algum vínculo empregatício.
Outra diferença entre os profissionais liberais e autônomos. É que os primeiros têm seu trabalho fiscalizado e regulamentado, para garantir que os profissionais sejam capacitados.
Entretanto, nem tudo são vantagens no trabalho liberal. Eles possuem pouca flexibilidade no horário.
Além de estarem sob influência de órgãos regulamentadores. Fatores que diferem do trabalho autônomo.
Alguns exemplos desse tipo de profissional são dentistas, advogados, jornalistas e qualquer outra profissão que siga os requisitos já citados anteriormente.
Grande parte da população não está inserida no mercado de trabalho. Por isso os empregos autônomos se tornaram uma grande oportunidade para garantir renda. Mas como adentrar nesse mercado?
Antes de tudo, seja bom no que faz, se destaque para garantir relevância na profissão.
Além disso, é necessário estar regularizado no MEI (microempreendedor individual). Para evitar problemas legais futuramente. A regularização é simples e pode ser feita pela internet.
Já para ser um profissional liberal é necessária uma graduação. Além de adquirir o máximo de conhecimento possível para ganhar um lugar de destaque.
Outra coisa importante é passar por alguns trâmites legais para registrar suas documentações e assim exercer a profissão corretamente.
Como foi possível ver, os dois tipos de profissionais trabalham de maneiras diferentes.
E caso você queira adentrar no mercado de trabalho é importante se atentar às diferenças até mesmo na hora de escolher qual caminho profissional seguir.
Se você tem dúvidas quanto a essas modalidades de trabalho e deseja começar da forma certa e legal, entre em contato com a equipe da Wedo!