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Quais são os documentos necessários para abrir um escritório de arquitetura?

Pensando em abrir um escritório de arquitetura? Confira neste conteúdo, os documentos necessários e o passo a passo para montar o seu negócio.

Um escritório próprio é o sonho de todo profissional de arquitetura. No entanto, muitos não sabem como regularizar o seu negócio e acabam trabalhando de forma autônoma, ou seja, sem CNPJ, pagando inevitavelmente mais impostos.

Sendo assim, a Wedo Contabilidade preparou um conteúdo para ajudar você arquiteto ou arquiteta que deseja abrir uma empresa de arquitetura e aproveitar os benefícios oferecidos por um CNPJ. 

Se você pensa em montar um escritório próprio de arquitetura, mas não sabe por onde começar, aqui neste conteúdo, você vai retirar as suas principais dúvidas.

Documentos para abrir um escritório de arquitetura

Ao contrário do que muitos pensam, abrir uma empresa não exige uma extensa lista de documentos.

Por sinal, com o auxílio de uma contabilidade especializada, o processo pode ser rápido e prático.

Confira a lista de documentos necessários para registrar e regularizar uma empresa de arquitetura:

  • RG e CPF;
  • Carteira do CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo;
  • Cópia do comprovante de residência;
  • Cópia simples do comprovante de endereço da futura empresa;
  • Cópia do IPTU ou Inscrição Imobiliária do imóvel.

Passo a Passo para regularizar um escritório de arquitetura

Após separar os documentos necessários, você precisará da orientação e assessoria de uma contabilidade especializada.

O processo para abertura de empresas de arquitetura no Brasil é composto por algumas etapas e possui suas exigências, sendo assim, conte com o apoio de um especialista no assunto.

Confira na sequência o passo a passo para abrir um escritório de arquitetura:

1.Definição da natureza jurídica: O primeiro passo para abrir uma empresa é a definição da sua natureza jurídica.

Existem diversas opções, como por exemplo:

  • EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada
  • Sociedade Limitada Unipessoal;
  • Sociedade Empresária;
  • Sociedade Simples.

A natureza jurídica, definirá dentre outras coisas, se a sua empresa de arquitetura contará ou não com sócios.

Vale destacar que com o auxílio dos especialistas da WeDo Contabilidade, você escolherá a melhor opção para a sua empresa.

2.Escolha um regime tributário: Ao montar um escritório de arquitetura, você tem três opções em regime tributário, são elas:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

Cada regime possui suas próprias características e formas de apuração dos impostos. Sendo assim, mais uma vez é importante uma boa escolha, acompanhada por um contador especializado.

3.Registro na Junta Comercial: Na sequência, será preciso registrar a empresa na Junta Comercial do Estado.

4.Emissão do CNPJ: Também será necessário emitir o CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas.

O CNPJ é um documento, cuja responsabilidade pela emissão é da Receita Federal do Brasil.

5.Registro na Prefeitura: Com o CNPJ em mãos, será hora de solicitar à prefeitura a Inscrição Municipal, o Alvará de Funcionamento e a autorização para emissão das Notas Fiscais de Serviços – NFSe.

6.Registro no CAU: Por fim, basta entrar com pedido para registro do escritório de arquitetura no CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

Ficou com alguma dúvida ou pretende abrir um escritório de arquitetura? Entre em contato conosco e fale com nossos especialistas.

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